
BLEFAROPLASTIA
O QUE É?
O envelhecimento das pálpebras confere um aspecto cansado às pacientes, podendo inclusive piorar a visão, e mesmo pessoas jovens sofrem com essa situação devido a alterações que geram excesso de pele ou bolsas de gordura.
A Blefaroplastia, conhecida como cirurgia das pálpebras, é indicada para quem busca tanto uma melhoria no aspecto estético quanto no campo visual. O procedimento retira o excesso de pele e/ou gordura da região, além de posicionar as pálpebras corretamente para dar uma aparência mais jovial e menos cansada.


Como é realizado o procedimento?
Normalmente o tempo de duração da Blefaroplastia varia entre 40 minutos e 1 hora. A cirurgia é realizada com anestesia local associada à sedação.
Durante o procedimento o cirurgião delimita os locais onde a operação será feita e realiza os cortes, removendo depois os excessos de pele e/ou gordura. As cicatrizes são discretas e camufladas pelas dobras naturais das pálpebras e margem dos cílios.
Após passar o efeito da anestesia, a paciente já pode ser liberada e retornar para casa, não sendo necessário mais tempo de internação.
COMO É O PRÉ-OPERATÓRIO?
Além das consultas, onde são discutidas as necessidades e as expectativas, é necessária também a realização de alguns exames (exame de sangue, exames cardíacos) para garantir que a paciente esteja em condições para operar.
Recomenda-se a não utilização de maquiagem no dia do procedimento, fazer jejum de 8 horas, levar óculos escuros.
COMO É A RECUPERAÇÃO?
Normalmente a paciente já é liberada para casa no mesmo dia. Pode ocorrer um pouco de dor nas primeiras 24 horas, mas a situação pode ser resolvida com analgésicos comuns prescritos pelo cirurgião.
Depois de 5-7 dias os pontos são retirados, mas a paciente deve manter os cuidados e as orientações por pelo menos 15 dias, incluindo:
-
Fazer compressas frias diversas vezes ao dia
-
Utilizar óculos escuros quando sair de casa
-
Não se expor ao sol
-
Não coçar ou esfregar a região
-
Não utilizar maquiagem
-
Dormir de barriga para cima, mantendo sempre a cabeça mais elevada do que o corpo
A paciente pode retornar às atividades normais após 10 dias, e exercícios físicos estão liberados depois de 30 dias.
Quer saber mais? Envie sua dúvida ou marque já uma consulta!


