
LIFTING FACIAL OU RITIDOPLASTIA
O QUE É?
Conhecida também como lifting facial, a Ritidoplastia é um procedimento que busca restaurar a jovialidade do rosto e do pescoço eliminando rugas de expressão, bem como removendo o excesso de gordura dessas áreas.
Por se tratar de uma cirurgia que retarda a aparência de envelhecimento, é indicada principalmente a pacientes acima dos 40 anos de idade, quando a perda de elasticidade da pele costuma ser mais acentuada.
Entre os problemas que podem ser atenuados pelo Lifting Facial estão o bigode chinês, excesso de gordura na mandíbula ou queixo e pés de galinha.


Como é realizado o procedimento?
Realizo a Ritidoplastia com anestesia geral.
Em geral o procedimento dura de 4 a 5 horas, com cerca de 2 horas adicionais considerando o tempo de preparação para a cirurgia e o de recuperação. O Lifting Facial é feito através de incisões contornando as orelhas para reposicionar os elementos do rosto e remover os excessos de pele.
As incisões são planejadas de forma a esconder as cicatrizes, que são definitivas, mas, com o tempo, acabam assumindo um tom rosado semelhante ao tom da pele após um período de 12 a 18 meses.
COMO É O PRÉ-OPERATÓRIO?
Além das consultas, onde dúvidas sobre o Lifting Facial são esclarecidas, o planejamento é montado e os resultados são alinhados, a paciente precisa realizar exames de rotina para uma análise abrangente sobre sua saúde.
Também é preciso seguir algumas orientações como: parar de fumar 30 dias antes da operação, não usar cremes faciais e corporais na véspera da cirurgia, permanecer 8 horas em jejum, comunicar ao médico alergias a medicamentos ou anormalidades.
É necessária a presença de um acompanhante antes, durante e depois do procedimento.
COMO É A RECUPERAÇÃO?
Após o Lifting Facial, a paciente sai com um curativo em torno do rosto para reduzir hematomas e inchaço, que é substituído depois de 24 horas por um mais fino. As suturas são retiradas cerca de 10 dias depois no consultório.
Entre as orientações para um pós-operatório saudável estão: não praticar exercícios físicos por 30 dias, tomar as medicações de forma adequada, evitar exposição ao sol, fazer a higienização da região com os produtos indicados e só usar dermocosméticos após a liberação do cirurgião.
O tempo de repouso em geral é de 15 dias. Terminado esse intervalo, a paciente pode voltar ao trabalho e às atividades sociais, desde que mantenha os cuidados indicados pelo médico.
Quer saber mais? Envie sua dúvida ou marque já uma consulta!


