
OTOPLASTIA
O QUE É?
As orelhas proeminentes, conhecidas também como “orelhas de abano”, são deformidades que prejudicam a vida social e podem causar insegurança e baixa autoestima, além de outros problemas psicológicos.
O objetivo da Otoplastia é corrigir a forma e o posicionamento das orelhas, diminuindo a proeminência delas e deixando a região mais harmoniosa com o rosto.
A cirurgia pode ser feita a partir do momento em que a orelha já atingiu seu tamanho final, geralmente a partir dos 6 anos de idade.


Como é realizado o procedimento?
Em crianças, a Otoplastia é feita com anestesia geral. Em adultos, pode ser realizada com anestesia local e sedação. A duração média da cirurgia é de 1 hora.
Através de uma incisão atrás da orelha abordamos a pele e a cartilagem. Depois de fazer o reposicionamento de acordo com o planejamento, a cirurgia é finalizada com pontos de fixação para fechar o corte e manter a nova anatomia.
Pode ser necessário retirar parte da cartilagem nas situações em que é preciso reduzir o tamanho da orelha. A cirurgia não requer internação hospitalar e a paciente recebe alta assim que se recupera da anestesia.
COMO É O PRÉ-OPERATÓRIO?
É importante tirar as dúvidas durante as consultas, bem como alinhar expectativas, para que os resultados sejam satisfatórios e dentro do esperado.
COMO É A RECUPERAÇÃO?
A paciente sai da cirurgia com um curativo que deve ser mantido por 24 horas, quando é retirado pelo médico. No caso específico de correção das orelhas de abano, o curativo é substituído por uma faixa compressiva que precisa ser usada durante 1 mês, a não ser no momento de tomar banho.
O retorno às atividades normais (trabalho ou escola) acontece 2 dias depois da Otoplastia, tomando sempre cuidados como evitar exposição ao sol e traumatismos na região.
Caso haja alguma dor, pode ser gerenciada com analgésicos comuns prescritos pelo cirurgião.
Quer saber mais? Envie sua dúvida ou marque já uma consulta!


